O Centro de Matemática (CMAT) é uma unidade de investigação da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM), com um polo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tem por missão desenvolver e promover investigação em diversas áreas da matemática fundamental e aplicada.
A equipa é composta por 63 investigadores doutorados, 44 dos quais são membros integrados, 13 alunos de doutoramento e 11 investigadores colaboradores provenientes de outras instituições. Esta equipa desenvolve a sua atividade científica a par de um forte envolvimento em estudos de graduação e pós-graduação, em colaboração com o Departamento de Matemática da UM e o Departamento de Matemática da UTAD.
O CMAT está estruturado em quatro grupos de investigação:
Como unidade de investigação integrada no Sistema Científico e Tecnológico Nacional de Unidades de Investigação, o CMAT procura responder a novos desafios científicos com impacto na sociedade e promover o desenvolvimento social e regional. Neste contexto a investigação desenvolvida inclui aplicações em Ciências do Ambiente, Ciências da Computação, Ciências da Saúde, Engenharia e Física. Além disso, o CMAT cumpre, através de numerosas colaborações com entidades ao nível local e regional (empresas, bibliotecas, escolas, fundações), a missão de organizar e participar em atividades de interação com a sociedade, em particular ao nível da divulgação e sensibilização científicas.
O Centro de Matemática aderiu ao Código de Boas Práticas da Sociedade Europeia de Matemática.