BII 2009
Foram atribuídas em 2009 cinco bolsas BII, que se iniciaram em 1 de Outubro de 2009. Os trabalhos realizados pelos bolseiros foram apresentados em duas sessões públicas que tiveram lugar em 26 e 30 de Novembro de 2010.
Bolseiro: Helena Isabel da Rocha Piairo (Lic. Matemática)
Tìtulo do Projecto: Análise Descritiva e Exploratória dos dados do projecto CRISIS
Resumo: O projecto CRISIS é um estudo longitudinal a decorrer no hospital de Salford, Manchester, UK. Este é um projecto em colaboração entre a Professora Auxiliar Inglês Sousa do CMAT, Dr Richard Hoefield do hospital de Salford, Manchester, UK e o Professor Peter J. Diggle da School of Health and Medicine da Universidade de Lancaster, UK. Neste estudo pretende-se estudar a progressão da função renal em pacientes nos cuidados secundários. A estes pacientes já foram diagnosticados problemas renais e os médicos pretendem agora entender a progressão da função renal até ao início da diálise, transplante ou mesmo morte por causas relacionadas com o funcionamento renal. Este estudo vem no seguimento de um outro estudo, desenvolvido pelos mesmos membros, mas em pacientes nos cuidados primários (Hoefield et al, 2010). Neste estudo foi desenvolvido um modelo longitudinal dinâmico, onde um processo aleatório “Integrated Random Walk” descreve a trajectória individual de cada paciente em cada tempo (Diggle, Sousa, 2011).
Orientador: Inês Sousa
Bolseiro: Hélder José da Costa Ribeiro (Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações)
Tìtulo do Projecto: Equilíbrio limite de maciços terrosos heterogéneos com sobrecargas. Coeficiente de segurança à rotura.
Resumo: O deslizamento de terras é um fenómeno geológico que inclui uma grande variedade de movimentos de solo e pode ter várias causa: a acção da gravidade, cargas externas, pressões de poro, etc. As consequências do deslizamento de terras trazem grandes danos à população das áreas afectadas pelo fenómeno.
O factor de segurança, FS, de um maciço terroso permite ter a noção da “distância” a que o maciço se encontra da situação de equilíbrio limite, isto é, do colapso por deslizamento.
O presente projecto consiste na concepção e implementação, em linguagem MATLAB, de dois programas para o cálculo do factor de segurança de maciços terrosos. O primeiro programa trata problemas bidimensionais. Este programa foi baseado num programa escrito em Fortran que o Professor J. Barreiros Martins começou a escrever na década de ’60 e continuou melhorando. O Segundo programa trat problemas tridimensionais. Este programa surge da generalização dos algoritmos de cálculo de FS do caso bidimensional.
O uso combinado dos programas 2D e 3D permite abranger um largo espectro de maciços terrosos e obter um vasto conjunto de FS ‘s. Os programas são uma boa ferramenta dentro da concepção de estruturas geotécnicas e fundações seguras.
Orientadores: Gaspar Machado e Júlio Barreiros Martins
Bolseiro: David José Bastos Marques (Lic. Estatística Aplicada)
Tìtulo do Projecto: Modelação espacial e temporal de indicadores de qualidade da água.
Resumo: Neste trabalho, são apresentadas e aplicadas ferramentas para a modelação e previsão das sucessões cronológicas de parâmetros de qualidade das águas superficiais. Analisam-se registos horários de oxigénio dissolvido recolhidos no Rio Ave, estação Taipas, e no Rio Cávado, estaçãoo Ponte de Bico.
Para o Rio Ave, os dados disponibilizados referem-se à percentagem de oxigénio dissolvido na água e foram recolhidos entre Junho de 2005 e Junho de 2006, estando em falta o mês de Abril de 2006. Para o Rio Cávado, o horizonte temporal é bastante extenso (Dezembro de 2003 a Março de 2009) e os dados dizem respeito à concentração de oxigénio na água (mg/l). Devido à quantidade de registos existentes para o Rio Cávado, o estudo concentra-se mais no ano 2008.
Aplica-se neste estudo modelos ARIMA (modelos lineares) para séries de menor dimensão e os resultados indicam que estes têm um bom ajuste aos valores reais e que podem ser usados para a realização de previsões a curto prazo.
São estudados neste trabalho modelos ARCH-GARCH (modelos não lineares) e aplicados em séries com maior número de dados. Concluiu-se que estes servem para modelar e prever a volatilidade dos resíduos da série original.
Orientadores: Raquel Menezes e Júlio Ferreira da Silva
Bolseiro: João Filipe Pinheiro de Amorim (Lic. Medicina)
Tìtulo do Projecto: Análise de dados de Esclerose Múltipla
Resumo: A esclerose múltipla é uma doença crónica inflamatória do sistema nervoso central cuja importância no contexto actual é inegável. Tratando-se da segunda maior causa de incapacidade neurológica em adultos jovens, esta tem um impacto social e peso económico consideráveis. Apesar de existirem já diversos estudos epidemiológicos efectuados em várias partes do mundo, a distribuição geográfica e a verdadeira prevalência da doença continuam a ser estudadas com maior profundidade, de modo a responder a algumas questões ainda por esclarecer, tal como a etiologia da doença. Em Portugal existe apenas um estudo de prevalência, realizado na região de Santarém, faltando ainda outros que possam ajudar a determinar a real prevalêcia da doença no país.
Numa tentativa de estudar a população com Esclerose Múltipla no distrito de Braga, foi realizada uma análise dos dados disponíveis até ao momento, relativos a parte dessa população. A amostra disponível é constituída por um grupo de 236 doentes com esclerose múltipla e as conclusões obtidas mostram que a maioria é do sexo feminino; que a forma da doença mais frequente é a RR; que os tratamentos mais usados são o Betaferon, Mitoxantrone e Rebif; que os 3 primeiros meses do ano, assim como o mês de Julho, são os meses em que mais casos foram diagnosticados; e que a média de idades dos doentes é semelhante em ambos os sexos. No futuro, o objectivo sera realizar um estudo prospectivo na região.
Orientadores: Raquel Menezes e Luís Machado
Bolseiro: João Viana (Lic. Matemática)
Tìtulo do Projecto: Semigrupos Regulares com um subsemigrupo inverso associado
Resumo: O objetivo deste trabalho era construir uma bateria de exemplos de semigrupos regulares com um subsemigrupo inverso associado. Para tal, a abordagem foi computacional e o GAP-System foi fundamental para obter resultados. Após um período de contacto com a teoria necessária ao estudo a realizar, o trabalho passou por, através do GAP, desenvolver novas funções que pudessem testar as propriedades dos semigrupos que procurávamos, tendo-se desenvolvido um método para testar cada semigrupo, com a intenção de averiguar se estes se encontravam nas condições pretendidas. Pode dizer-se, de certa forma, que o resultado obtido é duplo: para além de fornecer exemplos, como se pretendia, foi também possível criar um primeiro conjunto de ferramentas, a nível computacional, que permitem explorar os semigrupos da classe anteriormente referida.
Orientadores: Paula Marques Smith e Paula Mendes Martins