Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contacts
Site Map
   
  print
 
back 
  
Muito barulho por nada
November 09, 2011
Adérito Araújo (Department of Mathematics, University of Coimbra)
 
Um dos problemas clássicos e, talvez, o mais fundamental no tratamento de imagem é, sem dúvida, o da remoção do ruído. Ele constitui, muitas vezes, o primeiro passo de um algoritmo mais vasto onde também se considera a segmentação de imagem, a detecção ou o reconhecimento de forma.

Numa sociedade onde os meios audio-visuais assumem um protagonismo crescente, o estudo deste problema tem atraído muitos investigadores, com competências diversas. Uma das áreas de aplicação mais relevante é a da imagiologia médica. Modalidades como a ressonância magnética e a tomografia computorizada permitem obter imagens do corpo de um paciente de forma não invasiva com grande exactidão que constituem o ponto de partida para o estabelecimento de diagnósticos e terapias. O longo tempo de execução de muitos desses exames, e a técnica usada na obtenção das imagens, torna inevitável a presença de ruído. Há, pois, necessidade de eliminar o ruído das imagens preservando a informação anatómica e funcional relevante se quer analisar.

Esta apresentação começa por fazer um percurso pelos algoritmos clássicos da remoção do ruído em imagens, dando especial ênfase às questões matemáticas envolvidas. Avança, posteriormente, para aspectos de investigação mais actual e termina com alguns exemplos numéricos obtidos no contexto de uma colaboração inter-disciplinar com o Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem (IBILI), um centro de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
 
back 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Legal Terms  - updated by CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.