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Modelação e simulação do atraso dos condutores em cruzamentos semaforizados

A importância do controlo de tráfego rodoviário combinado com a evolução das exigências de tráfego em meios urbanos fazem com que a regulação dos semáforos seja imprescindível. A modelação matemática de um sistema de tráfego permite estabelecer planos de tempos que minimizam o atraso dos condutores (tempo de espera) e garantir um equilíbrio no nível de serviço das várias correntes de tráfego. Na procura de uma metodologia que leve à definição de estratégias de optimização, foi desenvolvido um programa de simulação que descreve de forma realista o movimento de aproximação dos veículos ao cruzamento, tendo em conta a interacção entre veículos e a informação transmitida pelo sinal luminoso. A complexidade própria do controlo actuado foi tratada com detalhe neste programa, permitindo facilmente a alteração de qualquer parâmetro respeitante ao plano de regulação. O problema é também abordado do ponto de vista da teoria das filas de espera, resultando num procedimento de cálculo do atraso médio baseado nesta teoria, considerando pausas do servidor e serviço não retido com tempo limitado. A análise longitudinal dos dados relativos ao atraso permite-nos mostrar que o parâmetro relativo à extensão do tempo de verde em controlo semi-actuado influencia consideravelmente o desempenho do cruzamento. Desta forma é possível coordenar o tráfego de um itinerário de modo a evitar os congestionamentos, garantindo a segurança e fluídez do tráfego.

 
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