Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Co-álgebras de Kleene

Resumo: Em 1956, Kleene apresentou, juntamente com o conceito de expressão regular, um dos mais simples modelos de computação: o de autómato finito determinístico. Ao mesmo tempo, Kleene provou um teorema enunciando que são coincidentes a classe de linguagens que é possível especificar usando expressões regulares e a classe de linguagens aceite por autómatos determinísticos.

Um dos resultados mais significativos do nosso trabalho de investigação consiste na proposta de uma extensão do trabalho inicial de Kleene para uma classe alargada de modelos de computação. Assim, apresentamos uma forma homogénea de derivar linguagens de expressões regulares para modelos de computação como os autómatos de Mealy, usados no contexto de desenvolvimento de circuitos digitais; consideramos também modelos que incluem comportamentos aleatórios (autómatos probabilisticos), que se tornaram mais relevantes nos últimos anos visando a análise quantitativa de sistemas com o objectivo de se poder prever a probabilidade de um sistema falhar.

O valor do nosso contributo pode ser avaliado segundo dois prismas diferentes: por um lado, permite a derivação de linguagens já existentes na literatura; por outro, possibilita a derivação de novas linguagens (e axiomatizações) para modelos de computação para os quais não existia um teorema de Kleene ou axiomatização, apesar de terem sido já largamente estudados ao longo dos anos.

 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.