Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contacts
Site Map
   
  print
 
back 
Métodos de Projecção para Equações Integrais Fracamente Singulares

As equações integrais de Fredholm de segunda espécie são utilizadas na modelação de um vasto leque de problemas físicos e na reformulação de equações diferenciais ou integro-diferenciais como, por exemplo, as equações de Helmholtz e de Laplace.

Neste seminário vamos considerar uma equação integral de Fredholm de segunda espécie com núcleo fracamente singular, definida num espaço de Banach. Esta equação é a versão integral de um problema de transporte radiativo que modela, de forma simplificada, a emissão de fotões, por exemplo, em atmosferas estelares.

Vamos começar por descrever a utilização dos métodos de projecção (clássicos e outros) na obtenção de soluções aproximadas para o problema em causa. Em seguida vamos debruçarmo-nos sobre a obtenção de majorantes do erro quando a base do espaço de discretização é constituída por funções baseadas numa grelha aposta no domínio. Estes majorantes do erro tem a particularidade de não exigirem uniformidade da grelha de discretização permitindo, portanto, a utilização de grelhas não uniformes o que se torna bastante útil quando a solução do problema exibe camada(s) limite.
 
back 
 
  © 2022 Universidade do Minho  - Legal Terms  - updated by CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.