Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contacts
Site Map
   
  print
 
back 
A água é um recurso escasso - possível modelação dum sistema hídrico na vizinhança dum centro urbano

No relatório de 2007 publicado pelo IPCC - ``International Pannel for Climate Change'' (IPCC, 2007) são apresentados vários estudos relacionados com as alterações climáticas em curso no nosso planeta. Neste relatório, entre outras coisas é possível ler, que o maior contribuinte para o aumento da temperatura observado é o Homem.

Existe um grande número de impactos documentados que se devem às alterações climáticas. Exemplos disto são um aumento em número e volume de lagos nas regiões glaciais, mudanças nos ecossistemas árctico e antárctico, fenómenos associados à Primavera que surgem mais cedo, etc.

As previsões do IPCC para um futuro não muito longínquo são bastante negativas para quase todas as regiões do mundo.
Por exemplo, em África, espera-se que entre 75 milhões e 250 milhões de pessoas sejam expostas a situações de falta de água já no ano de 2020. Na América Latina, prevê-se que por volta de 2050, o aumento da temperatura e a diminuição de água no solo leve a um desaparecimento gradual da floresta amazónica (essencialmente a leste) e sua substituição por savana.

Na Europa quase todas as regiões são afectadas negativamente. Para o sul da Europa, as alterações climatéricas vão no sentido de um aumento da temperatura e diminuição da precipitação. Situações de seca prolongada e grandes fogos florestais são pois um cenário cada vez mais frequente. A gestão da água disponível, torna-se pois vital para o país ser capaz de enfrentar as alterações climáticas.

Para uma boa gestão de águas, é bom saber que em Portugal 87% da água consumida é na Agricultura, nos centros urbanos o valor da água consumida é de 8% e na Indústria é de 5% (PNUEA, 2001). É pois necessário ter formas de medir a eficiência do uso da água nos vários sectores.

O nosso objectivo é o de sermos capazes de calcular com rigor, e muitas vezes na ausência de muitos dados, os indicadores de eficiência dos vários sectores na vizinhança dum centro urbano. Este trabalho ainda está no seu início e poderá abrir colaborações com outros investigadores interessados.

No final mostramos também um potencial modelo do que se passa na vizinhança de um centro urbano imaginário - versão 0.0, implementado no software  VENSIM-PLE (Vensim, 2007).

(IPCC, 2007), "Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC" at http://www.ipcc.ch/

(PNUEA, 2001), "Programa Nacional para o uso eficiente da água", LNEC/ISA, Setembro 2001.

(VENSIM, 2007), VENSIM from Ventana Systems Inc. at http://www.vensim.com/freedownload.html

 
back 
 
  © 2022 Universidade do Minho  - Legal Terms  - updated by CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.