Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contacts
Site Map
   
  print
 
back 
Métodos de Captura-Recaptura para estimar o tamanho de uma população de aves infetadas por Salmonela usando informação de validação

Estimar o tamanho de uma população específica é um problema de crucial em várias áreas. Por exemplo, no ramo da ecologia é muito relevante estimar a abundância de uma população de animais selvagens. No ramo da engenharia computacional esta metodologia poderá ser usada para estimar o número de erros num software de computador. Estes métodos são também bastante usados em epidemiologia e ciências sociais. A ideia base da regressão rácio é considerar rácios de probabilidades de contagens vizinhas que podem ser estimados por rácios de frequências observadas. Depois de ajustado um modelo de regressão apropriado, a frequência das zero contagens é calculada através de uma projeção do modelo para trás. Aplicações desta ideia serão ilustradas através de estudos de simulação com os quais avaliamos o desempenho da abordagem descrita. Através destes estudos é possível concluir que o uso de uma amostra de validação não só aumenta a eficiência no processo de estimação como ajuda a obter uma estimação final das identificações não observadas mais precisa. Um modelo com inflação de zeros foi também considerado devido a suspeitas de identificações não observadas nos dados, além das previstas pelos modelos que não consideram qualquer inflação.

Este projeto é um trabalho conjunto com uma agência governamental do Reino Unido, Animal and Plant Health Agency (APHA). A teoria será aplicada a um cenário de saúde pública. Em particular, o caso de estudo a analisar está diretamente relacionado com infeções por Salmonela em aves que produzem ovos para consumo humano. A infeção por Salmonela em humanos é um grave problema de saúde pública na Europa sendo que a fonte de infeção mais comum pensa ser-se pelo consumo de ovos contaminados. É então muito importante identificar os locais onde são produzidos ovos infetados por estirpes de Salmonela de forma a serem tomadas medidas que evitem o seu consumo pelo público. 
 
back 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Legal Terms  - updated by CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.