Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contacts
Site Map
   
  print
 
back 
O lado escuro do universo... ou o espelho da nossa ignorância!

Durante os últimos cerca de 50 anos têm-se acumulado evidências de que tudo o que "vemos" no Universo (planetas, estrelas, galáxias, nuvens de gás, poeira, etc.), e que é constituído pelo material usual que conhecemos, representa apenas cerca de 5% do total do conteúdo cósmico.
Isto significa que desconhecemos (quase) completamente cerca de 95% do local onde vivemos - o Universo. Dito de outra forma, o conhecimento humano apenas nos deixa perceber 5% e mantém-nos ignorantes sobre 95% do Universo.
Estes 95% são constituídos por algo de "misterioso" que designamos genericamente por "componentes escuras": a matéria escura (cerca de 25%) e a energia escura (cerca de 70%) constituem assim, a quase totalidade do que existe no universo, e a designação de "componentes escuras" não é mais do que a consequência e o reflexo da nossa ignorância.

Nesta apresentação mostraremos como chegamos a estas conclusões, e avançamos brevemente algumas propostas teóricas que poderão eventualmente resolver, ou pelo menos fazer alguma "luz", sobre os mistérios da matéria escura e da energia escura, no sentido da construção de um modelo cosmológico que descreva o nosso Universo de uma forma mais adequada do que os modelos atualmente disponíveis.

 
back 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Legal Terms  - updated by CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.