10:00 Receção
10:30 Aspectos Matemáticos da tapeçaria O Número
Luís Trabucho, Departamento de Matemática da Universidade Nova de Lisboa
A Tapeçaria O Número (1955-1958) foi uma das obras encomendadas pelo Tribunal de Contas a Almada Negreiros aquando da mudança de instalações, do Arsenal para o torreão nascente da Praça do Comércio, em 1954. Nela, Almada Negreiros sintetiza, de uma forma notável, as suas preocupações com alguns dos conceitos Matemáticos que, em sua opinião, se encontram implícitos nas grandes obras da Humanidade.
11:30 Workshop de origami
Paula Mendes, Departamento de Matemática da Universidade do Minho
Origami é a arte de dobrar folhas de papel sem cortes, tornando-as objetos
decorativos, tais como pássaros ou outros animais. A designação desta arte milenar japonesa vem de ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. O origami modular é uma técnica em que várias folhas de papel são dobradas em módulos ou unidades que são combinados em duas ou três dimensões criando formas abstratas. É neste tipo de origami que nos vamos centrar neste workshop. Serão trabalhadas algumas ideias e técnicas que permitirão que cada um dê asas à sua imaginação e crie verdadeiras obras de arte.
12:30 almoço
14:00 O tapete de Sierpinski, a esponja de Menger e o Pi
Assis Azevedo, Departamento de Matemática da Universidade do Minho
A Esponja de Menger é uma interseção de conjuntos formados por pequenos cubos, ditos esponjas de Menger de nível n (com n inteiro positivo). Usando matemática elementar abordarei algumas questões que se podem colocar sobre estas estruturas. Por exemplo: quantos cubos na esponja de Menger de nível n têm exatamente 4 cubos vizinhos? Qual é em média o número de vizinhos dos cubos? Qual a área da fronteira da esponja de Menger de nível n. Estes (e outros) problemas podem servir como uma introdução à teoria de grafos. Será também calculada a dimensão de Minkowski da Esponja de Menger. Tudo o que foi dito tem um análogo para o tapete de Sierpinski.
No final da palestra falarei de uma (ténue) ligação entre estes conjuntos e o número pi, razão da existência deste encontro.
15:00 Montagem final da esponja de Menger de nível 3
lanche
Local: anfiteatro B1 do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga.
|