Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contacts
Site Map
   
  print
 
back 
Aplicação estatística de conjuntos difusos

Os modelos baseados em conjuntos difusos constituem cada vez mais uma alternativa, aos métodos tradicionais de classificação, para representar populações heterogéneas. De entre esses destaca-se o modelo estatístico GoM (Grade of Membership) que, a partir de dados categóricos multivariados, visa representar a população em estudo através de uma partição difusa.
Como se sabe, na partição clássica, a decomposição do universo implica, para cada indivíduo, uma pertença exclusiva a uma única classe. Por esta razão, essas classes dizem-se rígidas (crisp sets). Adicionalmente, dois quaisquer indivíduos de uma dada classe consideram-se idênticos, no que diz respeito a certas propriedades, configurando deste modo uma heterogeneidade grupal.
Contrariamente, numa partição difusa é possível representar a heterogeneidade individual usando o conceito de pertença parcial. Esta partição envolve a configuração de uma estrutura de K>1 classes, as quais definem perfis típicos,  e o cálculo de uma medida de proximidade dos indivíduos a esses perfis.
A nossa apresentação focaliza-se no modelo GoM e na sua aplicação a problemas da vida real. A exposição do tema inclui uma abordagem breve à teoria dos conjuntos difusos e não pressupõe qualquer requisito prévio.
 
back 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Legal Terms  - updated by CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.