Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contacts
Site Map
   
  print
 
back 
O teorema da coroa e critérios de invertibilidade para uma classe de operadores de Toeplitz

O estudo do teorema da coroa tem suscitado interesse ao longo das últimas décadas e tem-se revelado uma importante ferramenta para o estudo da invertibilidade dos operadores de Toeplitz.
É conhecido que se existir uma solução não nula do problema de Riemann-Hilbert G??=??, com ?_{±} satisfazendo as condições do teorema da coroa em C^{±} (respectivamente) então o operador de Toeplitz com símbolo matricial G, supondo detG=1, é invertível. Contudo, este resultado só é útil se conseguirmos determinar uma solução não nula para o problema de Riemann-Hilbert e se fôr possível verificar as condiçes do teorema da coroa. Nenhuma destas questões está resolvida a menos de alguns casos particulares.
Neste seminário, por um lado, tirando vantagem de certas propriedades da matriz G, estabelecemos condições sobre ?_{±}, que são equivalentes às condições do teorema da coroa, mas mais simples de verificar. Por outro lado, identificamos novas classes de símbolos G para as quais uma solução não trivial do problema de Riemann-Hilbert pode ser explicitamente obtida e as condições do teorema da coroa podem ser verificadas pela abordagem anterior, estabelecendo-se assim critérios de invertibilidade para o operador de Toeplitz associado a este símbolo G.
 
back 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Legal Terms  - updated by CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.