Abstract
A afinação musical consiste essencialmente em atribuir uma frequência definida a uma determinada nota de uma escala musical. Ou seja se considerarmos a escala de Dó Maior, por exemplo, consiste em atribuir uma frequência a cada uma das notas Dó, Ré , Mi, Fá , Sol, Lá e Si.
Na prática este problema torne-se muito complicado e vão ter que ser feitos alguns ajustes. Estes ajustes designados por temperamentos são extremamente importantes para alguns instrumentos musicais, e ?quase? irrelevantes para outros.
É um problema muito antigo na Teoria da Música. Há obras que fornecem registos de vários trabalhos relativos ao problema da afinação atribuídos a Eratóstenes, Ptolomeu e Pitágoras entre outros e ao longo dos anos vários estudiosos se debruçaram sobre o assunto, incluindo Músicos como J. S. Bach e não Músicos como, Gagileo Galilei, Leonard Euler, Marin Mersenne ou mesmo Max Planck.
O objectivo deste seminário é apresentar o problema e algumas das soluções adoptadas com os seus prós e contras. Tudo se vai resumir a saber se um Dó # é o mesmo que um Ré b. |