Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contacts
Site Map
   
  print
 
back 
A expansão de Ostrowski: aplicações à discrepância das sucessões $(n\alpha)_n$

Abstract: A teoria de distribuição uniforme módulo um tem como principal tema de estudo a distribuição de pontos em espaçoos de probabilidade compactos; No nosso trabalho restringimo-nos ao caso do toro unidimensional, ou, equivalentemente, ao intervalo unitário [0; 1]. É possível dizer-se que o despontar da teoria foi a descoberta de que a parte fraccionária dos múltiplos de um irracional é nãoo só densa no intervalo unitário (como foi provado por Kronecker) mas também uniformemente distribuída (como foi provado independentemente por Bohl, Sierpinski e Weyl em 1909 e 1910). Ou seja, a distribuição empírica da sequência é assimptoticamente igual à distribuição uniforme.

Van der Corput considerou uma medida quantitativa para descrever o comportamento de uma sequência quanto à sua distribuição, nomeadamente, o máximo desvio entre a distribuição empírica da sequência e a distribuição uniforme, chamada a discrepância, DN, da sequência. Uma vez que a determinação exacta da discrepância de uma sequência é apenas possível em casos triviais e desinteressantes um dos problemas relacionado com o estudo da discrepância é a determinação de limites superiores e inferiores para a discrepância de alguns tipos especiais de sequências. Neste seminário veremos, em particular, como obter uma fórmula explícita para a discrepância de sucessões do tipo $(n\alpha)_n$.

Nessa tarefa, a expansão de Ostrowski desempenha um papel fundamental. Esta técnica foi introduzida por Ostrowski nas publicações Bemerkungen zur Theorie der Diophantischen Approximationen I, II, III, Abhandlungen Mathematisches Seminar Hamburg 1, 77-98, pp. 250-251 (1922) e 4, p. 224, 1926 e garante que dado um irracional $\alpha= [a0; a1; ... ; an; ... ]$ com convergentes $(p_n/q_n)_n$ e um inteiro não negativo N, existem inteiros não negativos únicos $b_0,..., b_m$ verificando as condições $b0 < a1, bi < a_{i+1}, bi = a_{i+1}$ implica $b_{i-1} = 0$, para 1 <=i<= m e tais que $N = b_0q_0 +...+b_mq_m$, dita a expansão de Ostrowski de N na base alpha e os $b_i$ são ditos os dígitos da expansão de Ostrowski.

 
back 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Legal Terms  - updated by CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.