Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Um Sistema de Apoio à Decisão Baseado em Optimização para o Planeamento de Auto- Promoção de uma Estação de Televisão

Neste trabalho apresentamos o processo de desenvolvimento e implementação de um sistema de apoio à decisão (SAD) para o planeamento do espaço de auto-promoção de uma estação de televisão portuguesa. As estações de televisão têm espaços temporais dedicados à promoção dos seus próprios produtos. Pretende-se que o conjunto semanal destes espaços seja utilizado de forma optimizada.

O problema de optimização encontrado foi formulado como a maximização da soma do número de contactos de cada produto com o seu público-alvo, sujeito a um grande número de restrições traduzidas matematicamente. Este é um problema de optimização Combinatória com semelhanças com outros problemas da área tais como o problema da mochila e o problema de afectação. No entanto, apresenta características que o tornam bastante distinto e com necessidade de se desenvolver um tratamento específico.
 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por CMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.